Comunicação
O cenário tecnológico atual aproxima tempos e distâncias, viabiliza encontros das mais diversas comunidades e oportuniza as mais diferentes formas de interação. Por outro lado, também compartilha informações sem base científica, dissemina notícias falsas como verdadeiras e exige cada vez mais discernimento e cautela na forma como se acessa, produz e reproduz informações. Por isso, cada vez mais currículos e propostas pedagógicas vêm apresentando estratégias para apoiar os estudantes a desenvolver sua comunicação.
Habilidade inata das pessoas, mas que pode ser desenvolvida e qualificada ao longo da vida, a comunicação se apresenta em diferentes formatos (oral, escrito, não verbal etc.) e se constrói em uma variedade de contextos e em um conjunto de capacidades, como por exemplo falar em público, interpretar corretamente uma informação, escutar o outro, respeitando a diversidade de contextos, opiniões e visões de mundo, saber utilizar e navegar adequadamente no universo das mídias e redes sociais, compreender um determinado assunto, decifrando seu significado e os valores, atitudes e intenções a ele relacionados, informar ou instruir alguém.
Comunicação: elemento-chave para resolução de problemas complexos
No Samsung Solve for Tomorrow, a Comunicação emerge na referência das habilidades socioemocionais e dos 4Cs (sigla em inglês para Criatividade, Pensamento Crítico, Comunicação e Colaboração), competências para o século XXI, como aquelas necessárias ao estudante contemporâneo na condução de seus percursos individuais de aprendizagem, e fundamental para a resolução de problemas sociais complexos. A comunicação é valorizada como habilidade necessária à resolução e ao enfrentamento dos problemas e desafios locais e globais, destacando, por exemplo, o exercício da escuta atenta da comunidade afetada, da compreensão e valorização dos saberes coletivos, da identificação adequada de informações pertinentes, da sistematização de ideias e da apresentação e convencimento da comunidade sobre o problema afetado. Integrada nas diferentes etapas da trilha formativa do programa, os saberes, fazeres e ferramentas da comunicação tornam-se objeto de trabalho fundamental aos estudantes e professores.