Pitch
Pitch é uma apresentação curta e objetiva, usada para convencer ou vender uma ideia. Fazer um pitch nada mais é do que apresentar uma proposta para investidores, clientes, parceiros ou outro tipo de público-alvo. O termo é bastante usado em ambientes empresariais, startups e áreas criativas. No Samsung Solve for Tomorrow, o pitch também é um elemento decisivo na fase final, onde são selecionados os vencedores do programa.
Na Educação, de modo geral, essa ferramenta pode ajudar a apresentar os resultados de um projeto escolar de forma atraente e objetiva. Isso porque as apresentações nesse formato, necessariamente, precisam ser curtas.
Segundo Guy Kawasaki (investidor de risco especialista em Marketing e Tecnologia), para fazer um pitch uma pessoa não deveria precisar de mais 10 slides e não durar mais que 20 minutos. Se forem necessárias mais telas para conseguir explicar a ideia, isso pode indicar que o negócio ou a proposta não estão bem formulados. Portanto, essa apresentação do projeto deve conter a informação que é realmente importante para o público-alvo.
Com origem no mundo do trabalho, em rodadas de investimento, os pitches nascem com o propósito de mostrar, rapidamente, o problema que será resolvido, a solução proposta e o impacto que essa solução terá no mercado.
Na educação, realizar “pitches” sobre um projeto elaborado em classe é uma forma dos estudantes sistematizarem seu conhecimento, reconhecerem os principais pontos da sua inovação e defenderem sua ideia de forma clara e simples.
A exata duração varia conforme o público-alvo, o local e o tipo de pitch. No Samsung Solve for Tomorrow, a duração é de entre 5 e 10 minutos conforme o país.
Veja como o pitch foi usado para avaliação da aprendizagem de acordo com a Base Nacional Comum Curricular em um projeto do Distrito Federal.