Robótica / Programação
Robótica e programação são dois conceitos interligados, mas com funções distintas no mundo da tecnologia e do STEM. A programação é o processo de criar instruções (código), que ensinam os computadores a realizar tarefas e executar instruções específicas.
Já a robótica combina mecânica, eletrônica e programação para desenvolver robôs, no design, construção e operação. A robótica é usada para muitas finalidades, que vão desde a indústria (por exemplo, na fabricação automatizada), passam pela educação e pela medicina (com robôs cirúrgicos), e vão até a exploração espacial.
Os robôs são dispositivos que podem realizar tarefas de maneira autônoma ou semiautônoma, muitas vezes substituindo ou auxiliando o trabalho humano. A programação é essencial na robótica, ao definir as instruções que o robô deverá seguir.
Por meio da programação, são utilizados o arduino e o micro:bit para o ensino de robótica. O primeiro é uma placa de microcontrolador que pode ser programada para controlar dispositivos eletrônicos, como motores e sensores. Já o micro:bit é uma pequena placa de desenvolvimento que pode ser programada, usada na educação por possibilitar a criação de projetos simples de robótica e automação.
Os dois sistemas são de código aberto e podem ser usados para programar e controlar robôs e ajudam a entender os conceitos de automação e interação entre hardware e software. O estudo da robótica é uma área em constante evolução, e, atualmente, também está associada à tecnologia de inteligência artificial.