BLOG

Share

Como fortalecer a confiança das meninas em STEM desde a educação secundária

Apoiar a inclusão de gênero na educação STEM e a paridade nas ciências é uma prerrogativa do Solve for Tomorrow na América Latina.

Você sabia que apenas 35% dos estudantes em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são mulheres? Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) revelam que ainda existem estereótipos de gênero nesse campo científico, apesar das estatísticas mostrarem que meninas e meninos apresentam desempenhos semelhantes. Muitas jovens não são incentivadas a seguir esse caminho, mas a diversidade nessa área aumenta o número de pesquisadores talentosos e traz novas perspectivas para a Ciência.

Na escola, esse trabalho com as meninas pode ser uma ferramenta importante de empoderamento feminino em STEM e de incentivo a uma carreira profissional. Por isso, como regra geral, o programa Solve for Tomorrow inclui em suas diretrizes que os projetos devem ser desenvolvidos por uma equipe com pelo menos uma estudante mulher.

Se você é professor(a) e tem dúvidas sobre como envolver as meninas nesse tipo de iniciativa, apresentamos abaixo uma entrevista com Jimena Zapata Erazo, CEO e fundadora da Genias, uma aliada técnica do programa no Chile. A Genias é uma organização focada na equidade no desenvolvimento profissional e no empoderamento das mulheres, inspirando com um olhar humano e empático, educando para o desenvolvimento profissional, promovendo conteúdos e experiências, e conectando pessoas, empresas e instituições.

Como envolver meninas na tecnologia

Zapata acredita que o primeiro passo para envolver as meninas é mostrar a elas que podem ser protagonistas de suas próprias histórias. “Elas podem se desenvolver no que quiserem, que tenham essa liberdade para investigar e experimentar”, afirma. Em seguida, a especialista destaca a importância de apresentar exemplos inspiradores de mulheres na tecnologia. “Quando você mostra a uma menina que há mulheres mudando o mundo por meio das ferramentas STEM, seus olhos se abrem”, acrescenta.

Segundo ela, um dos principais desafios em projetos educativos STEM é quebrar estereótipos. “Para nós, a engenharia, a matemática e as ciências eram mundos masculinos. Como não fomos criadas com essa visão, precisamos desaprender e entender a importância de abordar esses temas com mulheres jovens”, enfatiza.

Solve for Tomorrow e equidade de gênero

No Chile, o projeto “Talk” contou com a participação de duas alunas e uma professora mediadora. Elas criaram uma interface para a comunicação com pessoas com deficiência auditiva e chegaram às finais do Solve for Tomorrow no país, em 2022. A docente acredita que a experiência das meninas agora serve de modelo para os estudantes mais jovens da escola. “Elas abriram o caminho. Sinto que essas iniciativas ajudam as crianças a desenvolverem suas habilidades socioemocionais e seus conhecimentos”, diz a professora mediadora Carolina Ríos.

Já em Belize, quatro adolescentes utilizaram tecnologia robótica para prevenir lesões em pessoas com deficiência visual, desenvolvendo o “Smartz”. O projeto foi o vencedor de 2023 do programa na Região da América Central e Caribe, que engloba 11 países: Barbados, Belize, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana e Venezuela. 

O professor mediador, Abraham Flowers, observa que o envolvimento na tecnologia pode representar um salto significativo para o futuro profissional das meninas em STEM, além de aumentar sua confiança na ciência. “Essa experiência mostrou para elas que a tecnologia tem um amplo campo de desenvolvimento e que podem fazer parte disso. Isso é fundamental para que as estudantes percebam que são capazes de atingir grandes objetivos”, declara.

Educação inclusiva nas ciências

Os educadores também podem utilizar datas comemorativas para destacar a importância de projetos STEM para meninas. Aqui estão algumas delas:

  • 11 de fevereiro – Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência: Use essa data para destacar a importância de inspirar as meninas e abordar o impacto global.
  • 8 de março – Dia Internacional da Mulher: Foque na necessidade de políticas educacionais inclusivas e equidade no desenvolvimento profissional.
  • 22 de abril – Dia Internacional das Meninas nas TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação): Ensine como as tecnologias digitais podem ser um motor de empoderamento.

Inscreva-se na newsletter da plataforma Solve for Tomorrow Latam e receba todo mês as principais atualizações do programa na região.

Inscreva-se