BLOG

Share

7 dicas para um pitch de sucesso em projetos STEM

Saiba como usar essa técnica de apresentação com seus alunos

Na hora de apresentar um projeto STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), não basta ter o conhecimento técnico. É importante ser claro, objetivo e conquistar a atenção do público, com um pitch bem-sucedido.

Um pitch nada mais é do que uma apresentação curta e objetiva, usada para convencer ou vender uma ideia. Na educação, usar essa técnica para um projeto escolar é uma forma dos estudantes sistematizarem seu conhecimento, reconhecerem os principais pontos da sua inovação e defenderem sua ideia de forma clara e simples.

O Samsung Solve for Tomorrow Latam reuniu sete dicas que irão ajudar a dominar a arte de apresentar projetos STEM.

1. Entenda o seu público

A primeira etapa para um pitch de sucesso é conhecer a sua audiência. Antes de estruturar a apresentação, pergunte-se: quem assistirá? A linguagem deve ser adaptada ao nível de familiaridade que o público tiver com STEM e com o assunto pesquisado.

Com uma audiência técnica, você pode entrar em detalhes mais específicos sobre a metodologia usada e quais foram as ferramentas e recursos necessários para chegar ao protótipo. Para não-especialistas, foque em explicar os benefícios e o impacto do projeto, evitando conceitos complexos. Se a audiência for mista, é importante buscar um equilíbrio, explicando como funciona o projeto, mas sem entrar em detalhes muito técnicos.

Na dúvida se a sua linguagem está adequada, é sempre possível fazer testes com colegas que entendem de STEM e amigos que não dominam o tema. A equipe do projeto “Talk“, finalista do Solve for Tomorrow 2022, no Chile, apresentou o seu projeto para todas as turmas da escola, o que permitiu aprimorar a apresentação para o pitch final.

2. Controle o tempo da sua apresentação 

Para fazer um pitch bem-sucedido, é importante prestar atenção no tempo e no formato da apresentação. O especialista em marketing e tecnologia Guy Kawasaki, que estuda estratégias para pitches, propõe aplicar a Regra 10/20/30, uma fórmula que diz:

  • 10 – Limite sua apresentação a no máximo a 10 slides, mantendo o conteúdo enxuto e objetivo;
  • 20 – Faça pitches curtos, apresentados em no máximo 20 minutos;
  • 30 – Use uma fonte de pelo menos tamanho 30 nos seus slides. Usar fontes com esse tamanho irá evitar excesso de texto e assegurar que você foque nos pontos mais importantes.

3. Comece com uma boa história

Capturar a atenção do público desde o início é muito importante. Por isso, comece com uma narrativa que destaque o problema que seu projeto STEM resolve. Vale usar uma história real que desperte o interesse do público, além de colocar o seu projeto em um contexto prático.

Por exemplo, se você está apresentando uma solução para descontaminar os rios, fale sobre como a poluição acontece e como impacta a comunidade local, como é o caso do projeto finalista do Peru “Biozono” (2021), no qual jovens usaram casca de laranja e banana para remover metais pesados da água. 

No Samsung Solve for Tomorrow, estudantes e professores mediadores precisam apresentar seus projetos diante do júri, em uma duração de entre 5 e 10 minutos, conforme regras da edição local do programa. Na foto, a equipe de “niñOS” apresentando na final do Solve for Tomorrow 2022, de Argentina, Paraguai e Uruguai.

4. Apresente o problema e a solução de forma clara

Um dos fundamentos de um bom pitch é a clareza. Apresente objetivamente o problema que você está resolvendo com o seu projeto. Usar dados para mostrar a importância da questão e seu impacto será muito enriquecedor.

Explique também como o seu projeto oferece uma solução que envolve as áreas de ciência, tecnologia, engenharia ou matemática. Seja conciso e objetivo, destacando o que torna sua solução inovadora e especial. No caso do projeto “Sistemas passivos integrados de captura de energia mecânica“, o grupo decidiu gerar energia elétrica sustentável. Para isso, desenvolveu um dispositivo capaz de captar a energia mecânica do movimento de abrir e fechar as portas, transformando-a em energia elétrica. A iniciativa de estudantes da República Dominicana foi vencedora do Solve for Tomorrow na América Central e Caribe, em 2021.

5. Mostre os resultados

Um pitch deve conter evidências e resultados concretos. Se você realizou testes ou desenvolveu um protótipo, apresente os resultados, mostrando que o projeto tem fundamento e potencial.

Se você ainda não tem todos os resultados, mostre os dados iniciais, análises de mercado, estudos científicos ou feedbacks de especialistas que validem a necessidade e a viabilidade do seu projeto. O projeto “City Sensor“, vencedor de 2023 do Solve for Tomorrow Argentina, Uruguai e Paraguai, criou sensores próprios para medição da qualidade do ar e apresentou na final do programa o que obteve com suas primeiras medições. E, a partir desses dados, o grupo conseguiu prever a temperatura em outras datas e prever como o protótipo poderia ser usado em maior escala.

6. Treine o seu pitch várias vezes

Lembre-se de praticar bastante o que irá apresentar para transmitir confiança e estar preparado para responder perguntas e tirar dúvidas. O sucesso de um pitch não depende somente da sua ideia, mas também de como você a comunica.

A equipe vencedora do Solve for Tomorrow da Colômbia, em 2020, com o projeto “Herói do ar: briquete de cisco de café” fez vários pitches curtos (elevator pitch) na frente dos colegas para treinar. Os amigos ajudavam fazendo perguntas e dando feedbacks sobre o projeto.

7. Divirta-se e aprenda com o processo

Fazer um pitch não precisa ser um momento estressante, na verdade, é uma oportunidade para compartilhar a sua paixão pelo projeto e se aproximar de pessoas interessadas no mesmo tema. Por isso, divirta-se e aproveite o aprendizado!

O pitch também proporcionará ir além do conhecimento técnico de STEM e desenvolver outras habilidades, como pensamento estratégico, resolução de problemas e comunicação. Os estudantes do projeto “Elitorre“, finalista do Solve for Tomorrow da América Central e Caribe, em 2022, melhoraram a sua capacidade de se expressar em público com a preparação para o pitch.

Inscreva-se na newsletter da plataforma Solve for Tomorrow Latam e receba todo mês as principais atualizações do programa na região.

Inscreva-se