Glossário

Código Aberto

Código Aberto (open source, em inglês) é o nome dado a um programa (software) com código-fonte público, ou seja, permite que qualquer pessoa o veja, modifique e distribua livremente. 

O código-fonte é a instrução escrita em uma linguagem de programação que define como um software deve funcionar. É o ponto de partida para o desenvolvimento de qualquer programa ou aplicativo. Muitos programadores ou empresas, ao criarem um código-fonte, decidem deixá-lo público, aberto para que qualquer interessado possa modificar e contribuir para a sua melhoria. 

Na escola, ferramentas desse tipo permitem maior democratização da tecnologia e, além desse acesso facilitado, incentivam o aprendizado e o desenvolvimento contínuo, já que os utilizadores podem explorar o código e compreender como ele funciona; e proporcionar liberdade de modificação, pois os usuários podem ajustar o software para atender às suas necessidades, criando soluções personalizadas.

Além disso, quando um código é aberto, ele pode ser redistribuído livremente, seja na sua forma original ou modificada, sem a necessidade de pagar royalties, que é uma quantia paga pelo direito de usar, explorar ou comercializar um bem. Desse modo, promove o compartilhamento e a acessibilidade. É o caso, por exemplo, do Scratch, desenvolvido no MIT (Massachusetts Institute of Technology), que não exige conhecimento prévio de linguagem de programação e permite que o usuário construa programas online, como jogos digitais.

Já o Python é uma linguagem de código aberto mais avançada, administrada pela Python Software Foundation, que possibilita automatizar tarefas, construir aplicativos e visualizar dados de diferentes formas, dentre outras utilidades. 

Muitas vezes, o modelo de código aberto também envolve a colaboração de desenvolvedores de vários países, acelerando a inovação e criando uma rede global de contribuição, troca de conhecimento e ideias. Essa característica também é valiosa no ensino básico.

Atualmente, “código aberto” também pode significar um conceito mais amplo, conhecido como “o caminho do código aberto”. “Projetos, produtos ou iniciativas de código-fonte aberto adotam e celebram princípios de troca aberta, participação colaborativa, prototipagem rápida, transparência, meritocracia e desenvolvimento orientado à comunidade”, conforme explica o site OpenSource.com.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z