Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação que cria sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como aprendizado, raciocínio, reconhecimento de padrões, resolução de problemas e tomada de decisões. A IA pode ser útil em várias áreas, desde saúde, transporte, segurança até entretenimento, melhorando e agilizando processos.
Antes da IA, as máquinas seguiam instruções pré-programadas para realizar tarefas específicas e não tinham a habilidade de aprender ou se adaptar a novas situações. Com o desenvolvimento da IA, as máquinas ou sistemas que possuem a tecnologia passaram a conseguir replicar o pensamento humano, conseguindo processar informações e aprender com a experiência.
A inteligência artificial na educação pode ser uma ferramenta para deixar o ensino mais personalizado e inclusivo. Por meio de projetos STEM, por exemplo, é possível criar protótipos de tradução em tempo real entre a linguagem de sinais e o idioma falado.
Existem diversos tipos de inteligência artificial, entre elas a IA fraca, projetada para realizar uma tarefa específica, como assistentes virtuais ou sistemas de recomendação dos canais de streaming; e a IA forte que ainda é teórica (não existe na realidade) e pretende-se que tenha a capacidade completa da inteligência humana, conseguindo inclusive apresentar criatividade e bom senso.
Entre as principais técnicas usadas na inteligência artificial hoje está o machine learning (aprendizado de máquina), em que os sistemas aprendem a partir de dados e conseguem ajustar o seu comportamento sem a necessidade de serem programados; e as redes neurais, que imitam o funcionamento dos neurônios humanos e fazem com que a IA, por exemplo, reconheça padrões complexos, como imagens, sons ou linguagem.