Glossário

Letramento científico

O termo letramento científico está relacionado à capacidade de fazer uso do racional e do método científico para explicar e compreender fenômenos, construindo respostas baseadas em evidências para as mais diferentes questões da humanidade.

O letramento científico combina então o acesso aos conceitos basilares das ciências e as epistemologias (ou formas de compreender o mundo) do pensar cientificamente. Mais do que uma alfabetização em ciências, tomando as ideias do educador brasileiro Paulo Freire, o letramento científico diz respeito à possibilidade de “ler o mundo”; ou seja, de, a partir da lupa das ciências, não apenas acessar, mas compreender o planeta em que vivemos. Usualmente, nos currículos de ciências, defende-se que o letramento seja um objetivo do Ensino Fundamental (etapa que normalmente atende estudantes entre 7 e 14 anos de idade), e que com essa base, os estudantes possam chegar ao Ensino Médio (etapa que normalmente atende estudantes entre 15 e 18 anos de idade) munidos de conhecimentos estruturantes e o instrumental da ciência para traçar suas hipóteses, construir experimentos, e testar suas ideias, avançando no cânone das diferentes disciplinas, aprendendo novos e mais complexos componentes.

Abordagem STEM: pilar central do Samsung Solve for Tomorrow

A abordagem STEM, central para o programa Samsung Solve for Tomorrow, não apenas estimula como qualifica a compreensão dos estudantes sobre o fazer e pensar das ciências. Partindo de um problema, os grupos constroem hipóteses, discutem as contribuições da sociedade acerca do tema, desenham experimentos, prototipam ideias e soluções, testam as descobertas e avaliam os resultados.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z