Professor(a) mediador(a)
O conceito de professor(a) mediador(a), por vezes chamado de professor guia, professor acompanhante, professor orientador ou tutor, diz respeito ao papel do(a) educador(a) de atuar como facilitador do processo de aprendizagem, que mobiliza diferentes recursos e estratégias para apoiar os estudantes na construção, no desenvolvimento e na avaliação de seus próprios processos de construção do conhecimento.
No lugar de um instrutor, que apresenta conteúdos, o(a) professor(a) mediador(a) lança mão de momentos instrucionais e amplia suas ferramentas para atividades em grupo, incentivo à pesquisa e sistematização de saberes, criando a mobilização de oportunidades educativas complementares na escola e no território e diferentes metodologias ativas de aprendizagem.
Professor mediador: a origem do conceito
O termo advém das práticas e formulações pedagógicas de Célestin Freinet, importante educador francês, John Dewey, reformista educacional estadunidense, Paulo Freire, educador e pensador brasileiro, e das práticas e atividades da Educomunicação, campo teórico e prático que faz uso das ferramentas e teorias da comunicação para favorecer processos educativos.
Segundo o pesquisador Ebenezer Menezes, no Dicionário Interativo da Educação Brasileira, “a função do professor deixa de ser o de difundir conhecimento para exercer o papel de provocar o estudante a aprender”, habilidade fundamental para a proposta de uma educação conectada às necessidades do século XXI e construção de um futuro sustentável. No Samsung Solve for Tomorrow, o(a) professor(a) é um agente fundamental para apoiar os jovens na construção de seus projetos, encorajando-os e participando ativamente de suas descobertas e desafios encontrados ao longo do caminho.
Acesse também o verbete Professor Mediador, do Centro de Referências em Educação Integral, disponível em português.
Acesse também o artigo La práctica educativa del maestro mediador, disponível em espanhol, complementar sobre o tema, publicado na revista Iberoamericana de Educação.