Glossário

Educação inclusiva

A educação inclusiva é uma abordagem pedagógica que visa garantir o acesso e a participação de todos os estudantes no sistema educacional, independentemente de suas características físicas, cognitivas, sociais ou culturais. Uma educação verdadeiramente inclusiva tem em vista promover a igualdade de oportunidades e atender às necessidades diversas dos alunos.

Para a educação ser inclusiva, é necessário criar um ambiente escolar que respeite as diferenças e ofereça suporte adequado para cada estudante poder se desenvolver conforme seu próprio ritmo e potencial. Para isso, as escolas podem adaptar currículos, metodologias e recursos didáticos para incluir alunos com deficiência, transtornos de aprendizagem ou outras condições que afetem o aprendizado.

Também deve-se combater a discriminação e valorizar a diversidade, realizando mudanças físicas nas escolas, como rampas de acesso e elevadores, e mudanças pedagógicas, como o uso de técnicas diferenciadas de ensino e contratação de educadores especializados.

Além de aplicar o conceito no currículo e na proposta pedagógica, a inclusão no ensino pode ser assunto para um projeto STEM. Envolver estudantes na criação de uma solução inovadora para as barreiras no ensino é também uma forma de desenvolver as habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes.

O conceito de educação inclusiva está baseado no princípio de que todos têm direito à educação de qualidade sem sofrer nenhum tipo de discriminação. Para Maria Teresa Eglér Mantoan, referência sobre o assunto no Brasil, incluir é assegurar o direito à educação enquanto se respeita as diferenças e garante que todos possam aprender juntos, no mesmo ambiente.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z