Educação conectada
Share

Aprendizagem Baseada em Projetos

Com origem nas práticas e trabalhos do educador estadunidense John Dewey, a Aprendizagem Baseada em Projetos – ou Project Based Learning (PBL), em inglês, é uma metodologia educacional ativa que tem o estudante como centro do processo pedagógico. Ou seja, é o(a) estudante que conduz o processo de aprendizagem, tendo seus (suas) pares e professores (as) como mediadores (as) participantes da construção do conhecimento.

Em sala de aula, é comum lançar mão de construção de projetos didáticos, em que estudantes constroem respostas para suas questões de pesquisa. Contudo, o método PBL necessariamente requer pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas, colaboração e múltiplas ferramentas de comunicação, de fato assumindo e integrando a iniciativa como estratégia curricular. No lugar de referendar ou testar determinados componentes ou saberes, a Aprendizagem Baseada em Projetos se assume como referência para construção de um determinado conhecimento, em que estudantes, em colaboração, irão propor, testar e construir soluções ou respostas para situações-problema.

De acordo com variadas pesquisas recentes, a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos faz com que estudantes tenham maior compreensão daquilo que estudaram, retendo a informação e os saberes apreendidos por mais tempo, inclusive se apresentando como ferramenta pedagógica mais efetiva que métodos tradicionais para o ensino de matemática, economia, linguagens, ciências e outras disciplinas. Estudos indicam que estudantes que viveram experiências de PBL têm melhores resultados em testes estandardizados e avaliações externas, e maiores competências de resolução de problemas, conseguindo aplicá-las em cenários da vida real, além de qualificar suas capacidades de colaboração e resolução de conflitos.

As evidências também indicam que a abordagem baseada em projetos é uma estratégia interessante para dirimir as iniquidades dos sistemas educacionais, funcionando em diferentes tipos de escola e contextos de aprendizagem e impulsionando mudanças sistêmicas na organização e gestão escolar com foco no protagonismo do estudante e valorização docente, que mostram-se mais motivados e integrados ao contexto da comunidade e necessidades da sua turma.

Aprendizagem Baseada em Projetos: pontos-chave da metodologia

Para apoiar a classificação e identificação de projetos que seguem a metodologia, o Instituto Buck para Educação, organização estadunidense de formação continuada para docentes com foco em PBL e uma das principais referências no tema para escolas, indica sete critérios centrais que devem compor as iniciativas:

  • Questão-problema ou desafio a ser enfrentado ou respondido;
  • Investigação sustentada cientificamente;
  • Autenticidade;
  • Voz e escolha do estudante;
  • Reflexão;
  • Crítica e revisão;
  • Um produto público.

A proposta é que os estudantes de fato sejam autores e protagonistas do processo, lançando mão de múltiplas ferramentas de investigação, experimentação e validação científica para criarem soluções críticas e autênticas para problemas ou questões que os afetam ou afligem suas comunidades, apresentando suas conclusões publicamente, reconhecendo os avanços alcançados e desafios ainda presentes.