Glossário

Diversidade

A palavra diversidade tem sua origem no verbete em latim “diversitas”, que significa “variedade” ou ainda “olhar em diferentes direções”. Valor ético incontestável, a diversidade prenuncia uma possibilidade de crescimento a partir da alteridade, que é a capacidade de reconhecer e valorizar o outro em sua diferença. Nesse sentido, quando as divergências são tratadas de forma respeitosa, temos oportunidade de diálogo e de construção de perspectivas plurais. 

Na educação, a diversidade assume uma função social importante: se reconhecemos saberes de diferentes culturas, territórios, gêneros e contextos sociais, o ato de aprender torna-se mais significativo para todas as pessoas envolvidas no projeto, sejam educadores, estudantes e famílias. 

Dentro dos projetos STEM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a diversidade é um recurso valioso para soluções de problemas reais. Ela não só influencia na escolha do objeto de investigação mas também em como se interpreta, desenvolve e implementa um protótipo, seja ele físico ou representacional. Grupos formados por estudantes com diferentes trajetórias conseguem analisar uma situação de vários ângulos, criando resoluções multifacetadas e mais empáticas. 

Desde a hora da pesquisa bibliográfica, por exemplo, é importante buscar fontes diferenciadas, com atenção para a diversidade de gênero, raça, contexto social e geográfico, trazendo outras perspectivas sobre as temáticas STEM. A inclusão de saberes tradicionais, como os de populações indígenas ou quilombolas, também enriquece o projeto, principalmente se o protótipo desenvolvido impactar seus territórios. 

Para incluir a diversidade dentro do processo de aprendizagem, duas metodologias  conhecidas são: A Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL, do inglês Project-Based Learning) e o Design Thinking. Ambas  incentivam o pensamento criativo, o protagonismo dos estudantes e a criação de ambientes de trabalho colaborativos e acolhedores. 

Para além do que se pode fazer dentro da sala de aula, a divulgação de projetos STEM  construídos a partir da diversidade também se converte numa ótima estratégia  para aumentar a visibilidade desse tema. Pitchs, rodas de conversa e apresentações sobre o projeto não só motivam estudantes diversos a participar de projetos de tecnologia, como também alargam espaços de troca sobre a temática. Assim, a carreira dentro das ciências passa  a ser uma possibilidade de futuro para mais pessoas, e a sociedade como um todo ganha com isso.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z