Inovação social
O termo faz referência ao processo de criar, apoiar e implementar novas soluções para problemas ou necessidades de interesse da sociedade, aproximando o diálogo entre instituições em diferentes setores e de diferentes naturezas*. Embora a definição base do conceito não seja consensual, e diferentes perspectivas qualifiquem o termo de formas distintas, há uma ideia geral de que a inovação social é um produto da sociedade, que enfrenta seus desafios de forma criativa a partir das pessoas, com suas múltiplas e diversas habilidades.
Muitas vezes confundida como inovação tecnológica, a inovação social não depende do emprego de novas tecnologias [da indústria, informação, produção]. Ao contrário, muitas inovações foram construídas sem nenhum tipo de recurso ou aparato tecnológico, como, por exemplo, orçamentos públicos participativos ou mutirões de limpeza ambiental realizados em diferentes cidades ao redor do globo.
A inovação social acontece e pode acontecer em diferentes campos do conhecimento e de ação social – na economia, no meio ambiente, na política, na engenharia etc. –, mobilizando diferentes indivíduos ou grupos de uma determinada comunidade a buscar soluções para problemas ou questões que os afetam direta ou indiretamente.
Inovação social: a criatividade dos jovens na solução de questões locais
O Samsung Solve for Tomorrow estimula inovações sociais, reconhecendo a criatividade e o desejo de mudança característicos da juventude como potências para a criação e desenvolvimento de soluções que possam impactar positivamente a comunidade local e inspirar e mobilizar outras ações, em escala global.
*O termo foi cunhado formalmente em 2003, pela Escola de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Stanford, na Califórnia, no editorial de lançamento da revista acadêmica Stanford Social Innovation Review, Revisão de Inovação Social de Stanford, em tradução livre.