Pensamento crítico
O termo deriva do grego, em que kritikos = “crítico” identifica a capacidade humana de discernir, emitir um julgamento sobre determinado tema, conceito ou situação. Com origens históricas rastreáveis à filosofia socrática, com pelo menos 2500 anos de existência, a reflexão sobre o pensamento crítico e o que ele significa é até hoje tema de debates nas ciências humanas e naturais. Com os avanços da neurociência, pesquisadores vêm se debruçando sobre o tema, discutindo como se constitui e o que estimula o pensamento crítico nas pessoas.
Grosso modo, o termo se refere à possibilidade de olhar analiticamente para um dado ou realidade, questionando sua construção e múltiplas relações com outras questões do interesse humano, sejam elas ambientais, científicas, sociais, políticas, lógicas, entre outras naturezas.
Pensamento crítico: elemento-chave para resolução de problemas complexos
No Samsung Solve for Tomorrow, o pensamento crítico emerge na referência das habilidades socioemocionais e dos 4Cs (sigla em inglês para Criatividade, Pensamento Crítico, Comunicação e Colaboração), competências para o século XXI, como aquelas necessárias ao estudante contemporâneo na condução de seus percursos individuais de aprendizagem e fundamental para a resolução de problemas sociais complexos. Trata-se de uma competência essencial tanto para o futuro profissional e acadêmico quanto pessoal. Compreende-se como um produto das interações que os estudantes estabelecem com seus pares, docentes e comunidades, além de ser um dos objetivos da Aprendizagem Baseada em Projetos e estruturante do método e pensamento científico.