Gamificação na Educação
Gamificação na educação é o nome dado ao uso de elementos e dinâmicas típicas de jogos em ambiente escolar, visando aumentar a motivação e a participação dos estudantes. A técnica também é conhecida como ludificação e aplica conceitos de jogos, como pontuação, níveis, recompensas e desafios, para deixar o processo de aprendizado mais envolvente.
A gamificação pode melhorar o desempenho dos estudantes, especialmente daqueles com dificuldade em se motivar com os métodos tradicionais de ensino, já que o aprendizado se torna mais ativo com o estudante participando do processo.
Utilizando as ferramentas dos jogos, a gamificação pretende estimular a motivação interna, em que o aluno sente prazer em realizar a atividade, e a motivação externa, gerada por recompensas como pontos e medalhas. Isso aumenta o envolvimento dos estudantes, porque se sentem motivados a continuar progredindo em seus estudos.
A cada tarefa, os estudantes são desafiados a exercitar seu pensamento crítico e a criatividade para resolução de problemas. Além disso, por meio dos jogos os jovens recebem retornos constantes sobre seu desempenho. Na educação, há um feedback instantâneo para os alunos identificarem erros e acertos em tempo real, ajustando suas estratégias de estudo. A gamificação também oferece mais autonomia, pois os alunos avançam conforme seu próprio ritmo. Por fim, a gamificação também pode estimular uma competição saudável entre os alunos por meio de sistemas de classificação, tomando o cuidado de manter essa interação equitativa e não colocando o “resultado” acima da motivação, o que levaria ao estresse e cobranças internas. Ao invés disso, deve-se apostar nos jogos colaborativos que ensinam cooperação.
Confira a reportagem onde Tiago Eugênio, autor do livro “Aula em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores”, comenta sobre as possibilidades que a gamificação traz para criar metodologias inovadoras e mudar os processos de aprendizagem.