Galeria de projetos
Themis: seu acesso ao conhecimento
Relato enviado pelo(a) Professor(a)
Alex Alberto González JuradoEscola
IED Comunitaria Metropolitana Barranquilla, Atlântico, ColômbiaComposição da equipe do projeto
Anshyrly Andrea Chacón Arbeláez, Dani Daniela Maldonado Angarita, Luz Merys Atencio Díaz, Melwin David Guzmán GuzmánIdade dos estudantes
15 a 17 anosOutras áreas de conhecimento
História, Geografia, Ciências Sociais ou SociologiaDuração do projeto
Um semestreHabilidades socioemocionais
Colaboração, Comunicação, Criatividade, Pensamento críticoÁreas STEM
Engenharia, Matemática, TecnologiaEmpatia: aprendendo com os valores e necessidades das pessoas
Objetivo do projeto, problema a ser resolvido e principais ações
O objetivo do projeto é dar a esses jovens a possibilidade de acessar conteúdos educacionais e interagir em tempo real com seus pares através de uma rede independente e gratuita e para isso será criada uma rede mista composta por um computador (que funcionará como um servidor), uma série de protocolos de rede, um conjunto de software especializado e um sistema de antenas.
Após analisar os dados obtidos na pesquisa realizada junto à comunidade estudantil da instituição, constatamos que dos 717 alunos com dispositivos capazes de se conectar à Internet, apenas 34% possuem serviço de banda larga residencial; 28% se conectam com internet móvel e os 41% restantes não têm acesso à internet, tornando isso um grande problema, já que esses alunos ficariam sem a possibilidade de acessar o serviço educacional em meio à pandemia.
Para o planejamento do projeto foi necessária primeiramente uma etapa de conscientização, depois uma etapa de documentação, uma etapa de prototipagem e por fim uma etapa de teste. O problema para nós foi muito fácil de identificar, pois em nossa escola de 1.060 alunos, 717 não tinham conectividade, o que significava um problema que poderia ser resolvido.
O projeto foi ideia de jovens, que então vieram até mim.
Definição: entendendo melhor os desafios
Aprofundamento na questão e envolvimento da comunidade escolar e local
As diretivas não tiveram participação direta no desenvolvimento da iniciativa, além da abertura dos espaços da escola em horário extracurricular.
Após expor os objetivos do projeto, este foi apresentado à Fundação Tecnoglass e à Secretaria de Educação de Barranquilla, que forneceram apoio financeiro para o desenvolvimento do protótipo.
Ideação: desenvolvendo soluções criativas
O desenvolvimento da solução
Para chegar ao primeiro protótipo do Themis passamos por muitas dificuldades; Em primeiro lugar, não saber nada sobre redes de computadores nos levou a um longo processo de revisão documental e treinamento, depois passamos para a fase de revisão de quais softwares eram necessários e adaptados à nossa solução.
Depois de decidirmos por um sistema operacional chamado Ubuntu Linux, decidimos preferiu mudar para uma chamada Lubuntu, que era uma distribuição mais leve; mas aí veio a primeira pedra: onde íamos instalar tudo? Tivemos que fazer a marcha do computador, procurando peças de computador danificadas para serem doadas para montar nossa primeira versão do protótipo que na época ia se chamar Frankenstein, mas vendo que muitos alunos se solidarizaram e que em realidade eles estavam todos atrás do mesmo objetivo de nós, decidimos mudar o nome para Themis, para o de justiça e igualdade.
Assim nasceu a primeira versão de Themis; mas veio a segunda dificuldade: como iríamos distribuir o sinal? Batemos nas portas e ninguém atendeu. Então, tivemos que autofinanciar a primeira antena que, embora muito limitada, serviu para testar tanto o hardware quanto o software que escolhemos. Tendo o primeiro protótipo e provado que sim o que queríamos criar funcionava, ligamos para a empresa privada e foi a Tecnoglass quem em primeiro lugar nos ajudou, injetando-nos capital que nos permitiu adquirir melhores equipamentos com que poderíamos ampliar nosso raio de ação e instalar softwares mais especializados.
Protótipo: tornando as ideias tangíveis
A construção do protótipo
A Themis está em operação e tem uma cobertura de 150 metros ao redor da escola e inclui as próprias instalações do IED.
Teste: colocando as ideias no mundo
Avaliação do processo e da solução desenvolvida
Avaliamos a satisfação do usuário com o sistema em termos de UI e UX; Além disso, os alunos foram avaliados levando em consideração seu comportamento de saída e sua evolução ao longo do desenvolvimento.
Reflexões e práticas pedagógicas
O valor da participação no Samsung Solve for Tomorrow
O mais importante em participar com meus alunos foi ver a evolução deles ao longo do desenvolvimento do projeto e o uso que eles tiveram da mentoria, o que lhes permitiu crescer em habilidades, principalmente comunicativas e argumentativas.
Conquistas e avanços percebidos pelo(a) professor(a), ao longo do processo
Alunos com maior comprometimento com a sociedade, resilientes e acima de tudo, empáticos.
Desafios enfrentados
Encontre apoio nas diretrizes da escola.
Aprendizados incorporados à rotina e prática do(a) professor(a)
O uso de PESTELS como forma de aprender mais sobre um problema.
#Agenda
O Solve for Tomorrow está presente em vários países da região.
O programa segue um cronograma e regras específicas de acordo com a realidade de cada local. Visite o site do seu país.
Confira a data de anúncio dos finalistas de 2024.
Conheça a Prática inspiradora relacionada
Colômbia
Vencedor
Jovens viabilizam conexão gratuita à internet, transformando a escola em polo de wi-fi
Professor e estudantes de Barranquilla, na Colômbia, constroem antena para atender a comunidade e promovem conectividade para todos