Brainstorm
Brainstorm é a expressão em inglês para “tempestade de ideias”, sendo uma técnica utilizada para gerar muitas ideias ou soluções para uma questão ou problema. Por exemplo, estudantes querem criar um blog para apresentar as notícias da escola e precisam dar um nome para esse blog. Então, reúnem a equipe e fazem um brainstorm. Todos os presentes devem sugerir nomes indiscriminadamente até surgir ideias ou uma combinação delas que possa ser usada.
O objetivo do brainstorm é estimular a criatividade e a livre expressão, incentivando o compartilhamento de ideias sem julgamento ou censura. Neste momento, não há ideias ruins ou ridículas, todas são bem-vindas, mesmo que pareçam pouco convencionais ou fora do comum.
Na educação, o processo de brainstorming combina com o conceito de aprendizagem coletiva ou crowdlearning, propondo que a ideia ou solução final seja uma construção feita em grupo. Os participantes podem e devem expandir as sugestões uns dos outros, criando respostas melhores e mais criativas.
Existem diversas técnicas para a realização de brainstorm, como iniciar o processo por meio de perguntas ou escrever os pensamentos, em vez de falar em voz alta. Contudo, geralmente o foco é o mesmo: priorizar a máxima produção de ideias, que depois poderão ser analisadas e melhoradas.
A técnica pode fazer parte da proposta pedagógica do(a) professor(a) e incentiva a comunicação e a cooperação entre os alunos. Além disso, pode ser aplicada durante todas as etapas do desenvolvimento de projetos STEM ou sempre que houver um bloqueio criativo.