Galeria de projetos
Vespertílio 01: robô semeador para a agricultura familiar
Relato enviado pelo(a) Professor(a)
Thayane Rabelo Braga FariasEscola
EEEP EDSON QUEIROZ Cascavel, Ceará, BrasilComposição da equipe do projeto
Anna Beatriz Santos Fonseca, Jamilly Felix Lima, Ud Madeiro PereiraIdade dos estudantes
15 a 17 anosOutras áreas de conhecimento
Geografia, Ciências Sociais ou SociologiaDuração do projeto
Um anoHabilidades socioemocionais
Colaboração, Criatividade, Pensamento críticoÁreas STEM
EngenhariaEmpatia: aprendendo com os valores e necessidades das pessoas
Objetivo do projeto, problema a ser resolvido e principais ações
O objetivo principal do projeto era desenvolver um robô de baixo custo, e de fácil transporte e manuseio para executar funções de análise do solo e plantio de sementes.
A insegurança alimentar é um dos principais problemas no Brasil. Então o projeto teve o intuito de auxiliar e intensificar a produção de alimentos por meio da robótica, com a busca de tecnologias alternativas de baixo custo. Também se buscou assegurar ao homem do campo condições dignas de vida e trabalho, bem como contribuir com a preservação da agrobiodiversidade.
A ideia partiu de um aluno, que entrou em contato comigo para orientá-lo. A partir daí fomos nos planejando e organizando a elaboração da pesquisa. O aluno identificou o problema no meio social em que convivia e pensou em como poderia ajudar os agricultores. Com isso foram realizadas entrevistas com o pequeno agricultor.
Definição: entendendo melhor os desafios
Aprofundamento na questão e envolvimento da comunidade escolar e local
Para compreender esse desafio da temática, foram realizadas pesquisas na literatura e estudos a partir de dados da sociedade em geral.
A comunidade escolar apoiou a ideia, direcionando professores que tinham relação com o tema para contribuir o que precisasse, teve apoio também da gestão escolar e dos pais do aluno Ud que contribuíram para o desenvolvimento do projeto.
Como uma parte do projeto necessita de materiais recicláveis, os alunos os buscaram na comunidade local, além de buscar apoio com agricultores da região para entender as problemáticas que eles enfrentavam.
Ideação: desenvolvendo soluções criativas
O desenvolvimento da solução
As práticas envolvidas na construção do robô (corte, solda, montagem etc.) foram realizadas na casa do estudante autor do projeto por conta da pandemia e sob supervisão de adultos. Para a construção da estrutura mecânica do robô Vespertilio 01 foram utilizados materiais reciclados retirados de sucatas de peças de moto localizadas na cidade. Para os eixos das esteiras foram utilizados quatro cubos e para movimentação destas, quatro coroas. Para a tração um pinhão foi fixado no eixo do motor. As esteiras são correntes de moto. Para mover o robô foram usados dois motores reciclados de vidro elétrico de carro (90 kg cada). O distribuidor de sementes foi confeccionado com um cano de PVC de 100 mm com um tampo de madeira perfurado e garrafa PET como funil regulador da distribuição. Para finalização dos dados foram feitos testes em campo com o protótipo aplicado na semeadura de uma plantação, bem como calculadas a velocidade contínua e o custo médio de obtenção e comercialização.
Protótipo: tornando as ideias tangíveis
A construção do protótipo
O trabalho final obtido foi um protótipo. A apresentação foi realizada em feiras de ciências em duas etapas: regional e estadual.
Teste: colocando as ideias no mundo
Avaliação do processo e da solução desenvolvida
Já que o projeto foi um projeto fora da escola direcionado para FEBRACE, não houve uma avaliação formal. Então o projeto foi se encaminhando muito bem, sendo bem divulgado. Minha atividade era observar o desempenho dos alunos em suas funções e conversar com eles sobre.
Reflexões e práticas pedagógicas
O valor da participação no Samsung Solve for Tomorrow
Foi uma experiência muito marcante, já que o projeto teve grande repercussão nacional e chegou à vencer o prêmio. É muito gratificante devido às expectativas e dedicação por parte de todos os envolvidos.
Conquistas e avanços percebidos pelo(a) professor(a), ao longo do processo
Fazer com que a sociedade conheça um projeto diferenciado e que pode transformar a vida de algumas pessoas (como os agricultores), além de ver que estudantes de escola pública tem potencial criativo e científico para alcançar objetivos importantes dentro da ciência.
Desafios enfrentados
A pandemia nos afastou da vivência na escola e com isso o desenvolvimento do projeto foi adaptado.
Aprendizados incorporados à rotina e prática do(a) professor(a)
O aprendizado de estimular a criatividade e o senso crítico e resolução de problemas a partir da realidade e vivência prática do aluno.
#Agenda
O Solve for Tomorrow está presente em vários países da região.
O programa segue um cronograma e regras específicas de acordo com a realidade de cada local. Visite o site do seu país.