Galeria de projetos

Vencedor 2020
Brasil
Share
#Meioambiente

Vespertílio 01: robô semeador para a agricultura familiar

Relato enviado pelo(a) Professor(a)

Thayane Rabelo Braga Farias

Escola

EEEP EDSON QUEIROZ Cascavel, Ceará, Brasil

Composição da equipe do projeto

Anna Beatriz Santos Fonseca, Jamilly Felix Lima, Ud Madeiro Pereira

Idade dos estudantes

15 a 17 anos

Outras áreas de conhecimento

Geografia, Ciências Sociais ou Sociologia

Duração do projeto

Um ano

Habilidades socioemocionais

Colaboração, Criatividade, Pensamento crítico

Áreas STEM

Engenharia
Ir para...

Empatia: aprendendo com os valores e necessidades das pessoas

Objetivo do projeto, problema a ser resolvido e principais ações

O objetivo principal do projeto era desenvolver um robô de baixo custo, e de fácil transporte e manuseio para executar funções de análise do solo e plantio de sementes.

A insegurança alimentar é um dos principais problemas no Brasil. Então o projeto teve o intuito de auxiliar e intensificar a produção de alimentos por meio da robótica, com a busca de tecnologias alternativas de baixo custo. Também se buscou assegurar ao homem do campo condições dignas de vida e trabalho, bem como contribuir com a preservação da agrobiodiversidade.

A ideia partiu de um aluno, que entrou em contato comigo para orientá-lo. A partir daí fomos nos planejando e organizando a elaboração da pesquisa. O aluno identificou o problema no meio social em que convivia e pensou em como poderia ajudar os agricultores. Com isso foram realizadas entrevistas com o pequeno agricultor.

Definição: entendendo melhor os desafios

Aprofundamento na questão e envolvimento da comunidade escolar e local

Para compreender esse desafio da temática, foram realizadas pesquisas na literatura  e estudos a partir de dados da sociedade em geral.

A comunidade escolar apoiou a ideia, direcionando professores que tinham relação com o tema para contribuir o que precisasse, teve apoio também da gestão escolar e dos pais do aluno Ud que contribuíram para o desenvolvimento do projeto.

Como uma parte do projeto  necessita de materiais recicláveis, os alunos os buscaram  na comunidade local, além de buscar apoio com agricultores da região para entender as problemáticas que eles enfrentavam.

Ideação: desenvolvendo soluções criativas

O desenvolvimento da solução

As práticas envolvidas na construção do robô (corte, solda, montagem etc.) foram realizadas na casa do estudante autor do projeto por conta da pandemia e sob supervisão de adultos. Para a construção da estrutura mecânica do robô Vespertilio 01 foram utilizados materiais reciclados retirados de sucatas de peças de moto localizadas na cidade. Para os eixos das esteiras foram utilizados quatro cubos e para movimentação destas, quatro coroas. Para a tração um pinhão foi fixado no eixo do motor. As esteiras são correntes de moto. Para mover o robô foram usados dois motores reciclados de vidro elétrico de carro (90 kg cada). O distribuidor de sementes foi confeccionado com um cano de PVC de 100 mm com um tampo de madeira perfurado e garrafa PET como funil regulador da distribuição. Para finalização dos dados foram feitos testes em campo com o protótipo aplicado na semeadura de uma plantação, bem como calculadas a velocidade contínua e o custo médio de obtenção e comercialização.

Protótipo: tornando as ideias tangíveis

A construção do protótipo

O trabalho final obtido foi um protótipo. A apresentação foi realizada em feiras de ciências em duas etapas: regional e estadual.

Teste: colocando as ideias no mundo

Avaliação do processo e da solução desenvolvida

Já que o projeto foi um projeto fora da escola direcionado para FEBRACE, não houve uma avaliação formal. Então o projeto foi se encaminhando muito bem, sendo bem divulgado. Minha atividade era observar o desempenho dos alunos em suas funções e conversar com eles sobre.

Reflexões e práticas pedagógicas

O valor da participação no Samsung Solve for Tomorrow

Foi uma experiência muito marcante, já que o projeto teve grande repercussão nacional e chegou à vencer o prêmio. É muito gratificante devido às expectativas e dedicação por parte de todos os envolvidos.

Conquistas e avanços percebidos pelo(a) professor(a), ao longo do processo

Fazer com que a sociedade conheça um projeto diferenciado e que pode transformar a vida de algumas pessoas (como os agricultores), além de ver que estudantes de escola pública tem potencial criativo e científico para alcançar objetivos importantes dentro da ciência.

Desafios enfrentados

A pandemia nos afastou da vivência na escola e com isso o desenvolvimento do projeto foi adaptado.

Aprendizados incorporados à rotina e prática do(a) professor(a)

O aprendizado de estimular a criatividade e o senso crítico e resolução de problemas a partir da realidade e vivência prática do aluno.

Dicas do(a) Professor(a)

Que os professores possam sempre acreditar no potencial do aluno, ajudá-los a acreditar nos sonhos e objetivos. Pensar em ferramentas pedagógicas para estar sempre evoluindo nas práticas docentes, ajudando assim no aprendizado.

Inscreva-se na newsletter da plataforma Solve for Tomorrow Latam e receba todo mês as principais atualizações do programa na região.

Inscreva-se

Projetos sugeridos

Vencedor 2019
Colômbia
Desmucilador

Um elemento tecnológico que extrai um insumo chamado mucilagem sem destruir a espécie.

Vencedor 2021
Colômbia
Themis: seu acesso ao conhecimento

Um projeto que permite que alunos que não possuem conectividade com a internet possam de acessar conteúdos educacionais e interagir em tempo real por meio de uma rede...

Finalista 2019
Peru
Bengala eletrônica: ajuda tecnológica para cegos

Um protótipo de bengala eletrônica com sensores ultrassônicos para a movimentação fácil e segura de cegos.